Dr. Thiago Monaco - (11) 5051-5572 (cons) ou 3394-5007 (Hosp. Sírio Libanês)
Principal arrow Geral arrow Como é uma consulta geriátrica ?

Como é uma consulta geriátrica ? Imprimir E-mail
Escrito por: Dr. Thiago Monaco – dr.thiago@envelhecerbem.com   

Muitas vezes me deparo com a pergunta: como é a consulta geriátrica? O que ela tem de tão especial?

 

Mais tempo

Em geral uma consulta geriátrica é mais longa que uma consulta comum. Nela procuramos saber os diversos aspectos da saúde da pessoa e de seus familiares, que hábitos de vida estão presentes que possam influenciar bem ou mal o envelhecimento, que remédios estão em uso, como é a alimentação, que nível de estresse a pessoa passa no seu dia-a-dia e como está lidando com isso, aspectos psicológicos, como são suas relações interpessoais e como poderão influenciar a saúde, quais atividades de vida diária a pessoa faz e com qual grau de desenvoltura.


Tão importante quanto ser capaz de reunir informações essenciais sobre a saúde do paciente é ter tempo para ouvi-lo. Nenhuma consulta geriátrica está completa se o paciente não se sente ouvido em sua integralidade. Todos queremos ser ouvidos pelos nossos médicos, mas em Geriatria não raro é na conversa espontânea que muitos dados essenciais para o nosso cuidado emergem. Além disto, possibilita estabelecermos um vínculo médico-paciente maior e melhor, o que será inestimável com o passar do tempo.

Conversa, exame e conselhos 

Na consulta geriátrica também fazemos um exame físico geral detalhado em que procuramos testar as funções de quase todos os sistemas do organismo. Dependendo da idade da pessoa e do que nós acharmos na conversa e no exame, selecionamos quais exames complementares estão adequados especificamente para essa pessoa.


Ao mesmo tempo, já teremos vários conselhos sobre coisas que poderão ameaçar a saúde dali a 20 ou 30 anos e que não estão ainda produzindo nenhum sintoma. Quando os exames chegam, às vezes aparecem doenças despercebidas e iniciamos o tratamento de imediato, prevenindo o transtorno do sentir-se mal e, mais importante, preservando as funções do corpo que esta doença poderia silenciosamente prejudicar. Às vezes não encontramos doença, mas encontramos fatores de risco para elas e aí conseguimos fazer uma prevenção melhor ainda.


Outras vezes aparece uma doença que não tem cura, como a hipertensão (pressão alta), mas que pode ser completamente controlada com bons hábitos de vida e às vezes remédios associados, dependendo do caso. Poupamos assim o coração desta doença silenciosa que às vezes nos faz sofrer por anos sem saber.


Na consulta geriátrica também testamos as funções mentais e a capacidade de ajuste às situações e necessidades do cotidiano. Trata-se, enfim, de uma abordagem preventiva que se soma à abordagem curativa que todo médico deve exercer.



Dr. Thiago Monaco
Al. dos Jurupis, 452, sala 64 - São Paulo - SP
Fone: (11) 5051-5572


Deixe seu comentário sobre o texto!

Comentado por em 2009-12-14 08:46:04
Lendo esse artigo, tive mais segurança para encarar minha primeira consulta. 
0bg.

Comentado por em 2010-03-09 16:55:30
Estava a procura de informações para a primeira consulta da minha mae e foi muito esclarecedor.

Comentado por em 2010-07-27 19:06:49
Tenho 37 anos e adorei tudo que li amanhã estou indo para minha primeira consulta envelhecer com mente e corpo saudavel .obg

Comentado por Julia/ em 2010-10-10 08:16:03
Olá! Marquei a minha primeira consulta e confesso que estou ansiosa porque quando começamos com dor aqui e dor ali,não entendemos o que nos está acontecendo com o nosso proprio corpo,espero que ele seja o inicio do caminho,para descobrir e aceitar o que nos acontece.

Comentado por em 2011-02-15 17:14:18
OLHE. ESTOU SENTINDO BEM ESCLARECIDO. ESTOU JÁ COM OS MEUS 63 QUASE 64 ANOS.ENTÃO PRETENDO EM BREVE CONSULTAR A UM GERIATRA.DEUS LHE PAGUE PELAS INSTRUÇÕES.

Comentado por em 2011-02-23 04:57:17
Após este esclarecimento tão importante fiquei mais animada e tranquila para a minha primeira consulta. Estou com 57 anos e pensando em procurar um médico geriátrico. É chegada a hora? Ou passei?  
Obrigada

Comentado por em 2011-08-23 19:37:37
Muito tranquilizador saber que existe um profissional que cuida da saúde de uma pessoa idosa como um todo, assim a pessoa trata tudo com um s´so profissional e não se cansa tanto! exelente!!!!!!!

Comentado por em 2011-12-04 14:44:41
Meus parabéns! excelente artigo, muito útil e esclarecedor. Estou maravilhado com essas informações. Muito agradecido.  

Comentado por em 2011-12-04 14:40:57
Estava a procura de mais informações sobre o temo. Trabalho indiretamente com idosos, vou acompanhar seu trabalho. Parabes! foi muito esclarecedor.

Comentado por lucy em 2012-06-06 12:40:58
obrigado pela as informaçoes ,quero levar minha mae para o geria tra e nao sabia como fazer agora sei como será essa consulta
Seu nome / seu e-mail